Este breve texto marca a intervenção de Kant nos debates sobre a história. Nele, Kant defende a crença no progresso da humanidade. Por progresso, ele entende o aperfeiçoamento contínuo de todas as faculdades do ser humano com o objetivo de cumprir seu destino moral.
Nesta obra, Hegel defende que nada acontece no mundo sem paixão e que o centro concreto da história é a liberdade moral no Estado. A finalidade do espírito universal, diz ele, é encontrar-se, voltar-se para si mesmo e encarar-se como realidade. Os homens histórico-universais, os heróis de uma época, devem, por isso, ser reconhecidos como sábios. Afinal, suas ações e seus discursos são o que existiu de melhor em sua época.
“Exaltação da vida” e “glorificação do eterno presente” são os eixos de reflexão sobre a história presentes na “segunda consideração” de Nietzsche. Os alvos de suas acusações e críticas são tanto o “excesso de história” como a “veneração do passado”. Nietzsche distingue três formas de história – monumental, antiquária e crítica – relacionadas a diferentes atitudes ou visões de mundo do ser humano.
Nesta obra, Benjamin denuncia as pretensões, a falsidade e as ciladas de todas as teorias da história cujos fundamentos residem tanto nas noções de progresso, finalidade etc., como na ideia de um tempo homogêneo e linear. O curso das ações e dos fatos humanos, com efeito, não é um processo racional e orientado, mas o caótico desenrolar-se de uma violenta e opressora apologia do presente edificada pelos “vencedores”.
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